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TORNEIO INTERCLASSE 2019
REGULAMENTO GERAL

 

O Diretor Murilo Divino Mendes, no uso de suas atribuições institucionais, sanciona o presente regulamento dos jogos internos da Escola Pica Pau e Max College, que passa a vigorar a partir de 31/10/2019, nos seguintes termos:

 

DATAS E CATEGORIAS

 

Art. 1º - Os jogos internos entre turmas da Escola Intelectual Pica Pau e Max College acontecerão durante 03 (três) dias conforme parágrafos a seguir:

Parágrafo primeiro - A abertura e os jogos de corrida individual, em equipe e queimada serão realizadas na quadra esportiva da Escola no dia 12/11/2019, terça feira.

Parágrafo segundo - Os jogos de futebol masculino e feminino, separadamente, e basquete masculino e feminino, separadamente serão realizados no CT da Aparecida Futebol Clube no dia 14/11/2019, quarta feira. Neste dia, os pais e mães que desejarem fazer torcida poderão acompanhar seus filhos no local

Parágrafo terceiro - As provas de natação masculina e feminina, separadamente, e o fechamento, com a entrega das medalhas e troféus serão realizadas na quadra esportiva da Escola no dia 28/11/2019, quinta feira.

Parágrafo quarto – Nos dias dos eventos, não será necessário trazer material escolar, somente o lanche. Os(as) alunos(as) que forem participar de modalidades esportivas deverão vir com a vestimenta adequada e os(as) alunos(as) que forem realizar a apresentação de abertura são responsáveis pelo figurino.

 

Art. 2º - Participarão dos jogos interclasse 2019 as turmas do 2º ao 5º anos da Escola Intelectual Pica Pau e 6º ao 9º anos do Max College, nas seguintes categorias:

 

- 2º e 3º anos – Mirim;
- 4º, 5º e 6º anos - Júnior;
- 7º, 8º e 9º anos - Juvenil.

 

MODALIDADES ESPORTIVAS DISPUTADAS

 

Art. 3º - Cada turma disputará, entre as turmas da mesma categoria, o primeiro lugar nas seguintes modalidades:

 

- Futebol (2 tempos de 10 minutos cada) – todas as categorias;
- Basquete (2 tempos de 10 minutos cada) – somente para juvenil;
- Queimada (2 tempos de 10 minutos cada) – mirim e júnior;
- Corrida individual (ida, volta, ida volta na quadra) – todas as categorias;
- Corrida em equipe (circuito, 4 voltas na quadra com 4 participantes) – todas as categorias;
- Natação individual (ida e volta na piscina) – somente para juvenil;
- Natação em equipe (ida e volta, ida e volta – equipes de 2 nadadores(as)) – somente para juvenil.

 

PONTUAÇÕES

 

Art. 4º - Os primeiros lugares em cada modalidade pontuarão da seguinte forma:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Art. 5º - A abertura dos jogos será pontuada da seguinte forma:

 

Parágrafo primeiro - Cada turma realizará sua abertura, que será avaliada pelos(as) professores(as), segundo o tempo mínimo das apresentações e conforme ficha de avaliação abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parágrafo segundo - Cada turma poderá alcançar um total de 160 pontos na abertura.

 

Art. 6º - Pontuação da campanha da fraternidade: serão aceitos quaisquer brinquedos maiores do que 15 centímetros, que valerão 70 pontos para brinquedos novos, 20 pontos para brinquedos usados e 10 pontos para embalagens de presente.

 

Parágrafo primeiro - A campanha da fraternidade será encerrada dia 13/11/2014, ocasião em que serão computados os pontos de cada turma.

 

ORDEM DAS APRESENTAÇÕES NA ABERTURA

 

Art. 7º - Segue ordem para as apresentações na abertura, a ser seguida pelas equipes:

► As apresentações serão iniciadas pelo 2º ano em diante até o 9º ano;

► Cada apresentação terá, no máximo, 7 minutos de duração;
► Iniciada a contagem do tempo:

 

- A equipe que executará a coreografia se posicionará ao fundo do local indicado e aguardará a ordem de início da apresentação;
- O(a) representante da turma se posicionará à frente, junto com o mascote;
- O(a) representante da turma apresentará o mascote, dizendo o nome do aluno, apelido do mascote e justificativa do mascote;
- A seguir, o(a) representante da turma puxará o grito de guerra, que será repetido por 3 vezes pela turma;
- Após o grito, o(a) representante dará ordem para o início da apresentação, quando então será iniciada a música e a dança pela turma.

 

Art. 8º - Cada turma será responsável pela coreografia, grito de guerra, criação do mascote, figurinos e por entregar à Diretora Max, até o dia 11/11/2019, a música da apresentação (e-mail: murdivino@hotmail.com ou pendrive).

 

DAS PREMIAÇÕES

 

Art. 9º - As turmas que ficarem em primeiro lugar de cada modalidade esportiva, abertura e campanha da fraternidade, ganharão medalha e 1,0 ponto extra na principal avaliação do 4º bimestre.

 

Art. 10º - A grande vencedora e o segundo lugar serão apurados através do somatório dos pontos obtidos com as modalidades esportivas (120 ptos no total), dos pontos obtidos com a abertura dos jogos (possibilidade de 160 ptos por equipe) e campanha da fraternidade.

 

Art. 11º - As turmas que ficarem em 1º e 2º lugares receberão troféus (1 troféu por turma) e 2,0 pontos extras na principal avaliação do 4º bimestre.

 

Art. 12º - Os pontos extras das premiações não são cumulativos, ou seja, 1 medalha ou mais = 1,0 ponto; 3 medalhas + troféu = 2,0 pontos, por exemplo.

 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

 

Art. 13º - Requisito básico para a participação das turmas nos jogos interclasse é a arrecadação de, no mínimo, um brinquedo por aluno em cada turma. Todas as turmas que participarão dos jogos devem participar da campanha da fraternidade 2019.

Parágrafo primeiro - A pontuação da campanha da fraternidade será computada da seguinte forma:

a) 01 Brinquedo novo - 7 pontos;
b) 01 Brinquedo usado - 2 pontos;
c)  01 Embalagem para presente - 1 ponto;

 

Parágrafo segundo - A turma que não doar pelo menos 06 brinquedos e 06 embalagens será automaticamente desclassificada dos jogos e não poderá participar de nenhuma modalidade ou da abertura.

 

DA ARBITRAGEM

 

Art. 14º - A arbitragem dos jogos esportivos será realizada pelo professor Augusto, ou, na sua falta, outro determinado pela Direção, sendo que suas decisões serão inquestionáveis durante e após os jogos.

 

Art. 15º - O julgamento da abertura dos jogos será realizado por todos os professores, sendo que os(as) professores(as) do Max College votarão somente nas turmas do 2º ao 5º ano e as professoras da Escola Pica Pau votarão somente nas turmas do 6º ao 9º ano.

 

Art. 16º - As arrecadações da campanha da fraternidade serão computadas pela funcionária da secretaria da escola, Tia Val.

 

DAS PENALIDADES

 

Art. 17º - Atitudes antidesportivas durante os jogos serão punidas com a imediata expulsão do(a) aluno(a) faltoso(a) do jogo em que estiver participando, sem direito de reposição por outro aluno da turma.

 

Art. 18º - Brigas, vaias para outras turmas e indisciplina serão punidas com a desclassificação da turma dos(as) alunos(as) faltosos(as) da próxima modalidade esportiva ou da abertura, se ocorrer na abertura.

 

Art. 19º - A reincidência de atos antidesportivos ou de indisciplina implicará na desclassificação da turma do(a) aluno(a) faltoso(a) do torneio.

 

Art. 20º - Atos de indisciplina serão fiscalizados por todos os professores presentes no evento.

 

DOS REPRESENTANTES DAS TURMAS

 

Art. 21º – Cada turma elegerá dois representantes, que ficarão responsáveis por organizar as apresentações, os figurinos, o grito de guerra, por apresentar o mascote durante a abertura, nos termos do art. 7º e por entregar à Direção a ficha de inscrição da turma devidamente preenchida com os nomes dos participantes.

 

Parágrafo primeiro – Cada turma poderá eleger um(a) professor(a) como padrinho(madrinha), cabendo-lhes auxiliar as turmas em suas atribuições, no que lhes for possível, sendo que do 2º ao 5º ano as madrinhas serão as próprias professoras das turmas.

 

Parágrafo segundo – Cada turma adotará um pseudônimo (equipe Águia, p.ex.), pelo qual serão chamadas durante o evento pelo narrador.

 

DURAÇÃO DOS EVENTOS, ORDEM E FORMA DAS DISPUTAS

 

Art. 22º - Os eventos iniciarão às 7:00h e a abertura terá início às 7:20h.

 

Art. 23º - As apresentações da abertura (dia 12/11 - terça feira) ocorrerão na seguinte ordem: 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano.

 

Art. 24º - Após a abertura (dia 12/11 - terça feira), serão disputados os jogos de queimada, somente para as categorias mirim e júnior:

 

- Na categoria mirim - 2º x 3º ano = vencedor;
- Na categoria júnior, será realizado sorteio mediante 2 ou 1 entre representantes dos participantes. O primeiro a sair jogará a final com o ganhador das duas turmas que sobrarem.

 

Parágrafo primeiro – As disputas terão 2 tempos de 10 minutos cada, com intervalo de 1 minuto para troca de lado da quadra.

 

Art. 25º - Após a disputa da queimada (dia 12/11 - terça feira), serão disputadas as corridas individuais, para todas as categorias.

 

Parágrafo primeiro – Na corrida individual, cada turma elegerá um(a) competidor(a) e a prova será disputada entre cada categoria e, na final, entre os(as) vencedores(as) de cada categoria.

 

Parágrafo primeiro – A prova consistirá em duas idas e voltas lineares na quadra da escola. O(a) primeiro(a) que chegar, vence.

Art. 26º - Após a disputa das corridas individuais serão disputadas as corridas em equipe, para todas as categorias.

 

Parágrafo primeiro – Na corrida em equipe, cada turma elegerá quatro competidores(as). A prova será disputada entre cada categoria e, na final, entre os vencedores de cada categoria.

 

Parágrafo segundo – Esta prova se assemelha à corrida com bastões. Os(as) competidores(as) darão uma volta completa na quadra e baterão na mão do(a) próximo(a) na marca de início (chegada), que dará outra volta e assim sucessivamente, até atingirem o(a) último(a) competidor(a) e este ultrapassar a chegada.

 

Parágrafo terceiro – Os(as) competidores(as) deverão correr entre as linhas externas e internas da quadra, sendo que aqueles(as) que pisarem na linha interna, ou que atrapalharem o percurso dos(as) demais competidores(as), serão desclassificados.


Art. 27º - No segundo dia (dia 14/11 - quinta feira), serão realizados os jogos de basquete, somente para a categoria juvenil. Será realizado sorteio mediante 2 ou 1 entre representantes dos participantes. O primeiro a sair jogará a final com o ganhador das duas turmas que sobrarem.

 

Parágrafo primeiro – As disputas terão 2 tempos de 10 minutos cada, com intervalo de 1 minuto para troca de lado da quadra.


Art. 28º - Após a disputa do basquete (dia 14/11 - quinta feira), serão realizadas as disputas de futebol para todas as categorias, na seguinte ordem:

 

- Na categoria mirim - 2º x 3º ano = vencedor;
- Nas categorias júnior e juvenil, será realizado sorteio mediante 2 ou 1 entre representantes dos participantes. O primeiro a sair jogará a final com o ganhador das duas turmas que sobrarem.

 

Parágrafo primeiro – As disputas terão 2 tempos de 10 minutos cada, com intervalo de 1 minuto para troca de lado da quadra.

Art. 29º - No último dia (dia 28/11 - quinta feira), serão disputadas as provas de natação individual, apenas para a categoria juvenil.

 

Parágrafo primeiro – Na natação individual, cada turma elegerá um(a) competidor(a).

 

Parágrafo segundo – A prova consistirá em uma ida e volta linear na piscina grande da escola. O(a) primeiro(a) que chegar, vence.

 

Art. 30º - Após a disputa da natação individual serão disputadas as provas de natação em equipe, apenas para a categoria juvenil.


Parágrafo primeiro – Na natação em equipe, cada turma elegerá dois(uas) competidores(as).

 

Parágrafo segundo – Nesta prova, cada equipe decidirá quem pulará na piscina primeiro. Dada a ordem de início da prova, o(a) primeiro(a) competidor(a) pulará na piscina e completará uma ida e uma volta. Ao chegar, baterá na mão do(a) outro(a) competidor(a), que pulará na piscina e completará uma ida e uma volta. O(a) primeiro(a) que chegar, ao final de duas idas e voltas, vence a prova.

 

Parágrafo terceiro – O(a) competidor(a) que pular antes de tocar a mão do(a) outro(a) competidor(a) de sua equipe será desclassificado(a) da prova juntamente com sua turma.

 

Art. 31º - Após as provas, será realizado o somatório dos pontos das turmas e revelados os vencedores, após o que os(as) professores(as) passarão à entrega das medalhas e, ao final, dos troféus, na ordem das modalidades disputadas, a iniciar-se pelo cômputo da pontuação da campanha da fraternidade e das apresentações de abertura.

 

Parágrafo primeiro – A pontuação das turmas será conferida pela Direção da escola, com auxílio, se necessário, dos professores.

 

FICHAS DE INSCRIÇÃO

 

Art. 32º - Cada turma deverá entregar à Direção, até o dia 08/11/2019, as fichas de inscrição de seus competidores, preenchidas pelos representantes das turmas, sob pena de não participarem do evento.

 

Parágrafo primeiro – As fichas de inscrição contém os números de competidores(as) por times.

 

Parágrafo terceiro – Somente serão aceitas trocas de competidores(as) se houver falta do(a) competidor(a) indicada na ficha no dia do evento.

 

CASOS OMISSOS

 

Art. 33º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão dos jogos, composta pelo Diretor Murilo, prof. Augusto e Diretora Maxselma, a quem cabe o desempate das deliberações tomadas pelos dois primeiros.

 

Goiânia, 31 de outubro de 2019.


MURILO DIVINO MENDES – DIRETOR ADMINISTRATIVO


MAXSELMA JANAINA DE OLIVEIRA – DIRETORA E COORDENADORA PEDAGÓGICA

ANEXO I - LOCALIZAÇÃO DO CT DO APARECIDA ESPORTE CLUBE:

Unidade Escola / CT Aparecida Esporte Clube, localizada na Estr. 115, Qd. área, Lt. Área, s/n, Chácaras Recreio São Joaquim, Goiânia - GO, CEP.: 74465-140 (ANTIGO CLUBE DOS TECIDOS BORGES). OBS.: MAPA ABAIXO:

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